Procurar
Close this search box.

Nosso Fundamento

Estas verdades e valores fundamentais são o coração da Aliança de Discipuladores de Nações.

Sete Verdades Fundamentais

Estas sete verdades fundamentais expressam a mensagem que levamos às igrejas no mundo todo.

Há um só Deus, eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Dt. 6:4; Lc. 3:21-22). Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Dn. 7:13-14; Ef. 1:20-22; Fp. 2:9-11; Ap. 19:16.). Proclamamos com o profeta Isaías: “Do aumento do seu governo e paz não haverá fim” (Is. 9:7).

O propósito de Cristo é estabelecer e expandir o Seu Reino “na terra, assim como é no céu” (Gn. 12:1-3; Mt. 6:9-10; Mt. 6:33; Mt. 9:35; Lc. 4:43; Gl. 3:8). Este Reino vem como uma realidade que abrange todo o mundo, e existe onde quer que o senhorio de Jesus é reconhecido pelo arrependimento, fé e obediência à Sua vontade revelada (Is. 9:6-7). O Reino é uma realidade presente. Ele oferece esperança, no presente, para a cura e restauração substancial, embora a sua plenitude ainda esteja por vir (Mt. 13:33; Lc. 11:20; Lc. 16:16; Lc. 22:15-26; Ap. 11:15; Ap. 21:1-2, 23-26).

Nós acreditamos que o Reino avança à medida em que indivíduos ouvem e aceitam o evangelho, pela fé nascem de novo, e experimentam regeneração e transformação interior, que é expressada pela obediência a “tudo o que tenho ordenado.” As nações são discipuladas à medida em que a igreja torna o Reino visível dentro de sua cultura, obedecendo fielmente à Palavra de Deus em todas as áreas da vida e todos os âmbitos da sociedade, incluindo a família, a comunidade, as artes, a ciência, a mídia, a lei, o governo, a educação e os negócios (Gn. 1:26-28; Cl. 1:18b).

A igreja (o corpo e a noiva de Cristo) é o principal agente, ordenado por Deus, para o avanço do seu Reino (Mt. 16:18-19; Ef. 1:22-23; Ef. 3:8-11). A expressão presente da igreja global é o corpo vivo de pessoas redimidas do mundo todo que colocaram a sua fé, exclusivamente, na pessoa e na obra de Cristo para o perdão dos seus pecados, que foram adotados como filhos de Deus, e a quem tem sido dado o Espírito de Deus como penhor de sua herança (Ef. 2:14-22; 1 Pe. 2:9-10).

A igreja local é uma expressão intencional, com base na comunidade, da igreja global. Ela se reúne, regularmente, para adoração, comunhão, ensino, capacitação e envio para o serviço. Cada igreja local é chamada a viver como o Corpo de Cristo encarnado. À medida que a igreja segue o seu Cabeça, a mensagem do Reino torna-se aceitável no meio da comunidade em que a igreja serve.

As nações são discipuladas à medida em que igrejas locais enviam seus membros para todas as esferas da sociedade. Agindo como agentes de transformação, esses membros usam suas habilidades e dons, dados por Deus, para o ministério e serviço ao próximo. Pelo estilo de vida e ação intencional, eles promovem o Reino de Cristo em cada uma de suas respectivas esferas (Ef. 4:11-13).

Deus é o Senhor de tudo. Portanto, seu interesse redentor é abrangente. Ele procura trazer cura e restauração a todas as coisas, por meio do sangue de Cristo derramado na cruz (Gn. 1:31a; Rm. 8:18-23; Cl. 1:19-20). O Reino avança à medida em que igrejas locais refletem o abrangente interesse redentor de Deus para com toda a criação (Mt. 4:23; Lc. 4:18-21). Portanto, o ministério da igreja local deve ser amplo e abrangente. Ela deve ministrar à pessoa como inteiro: espiritual, físico, social e mental. Além disso, deve abranger as relações do ser humano com Deus, com o próximo e com a criação. Respostas a perguntas como estas devem definir a agenda da igreja local: Como se pareceria a nossa tribo se Cristo fosse o chefe? Como se pareceria a nossa cidade se Cristo fosse o prefeito? Como se pareceria a nossa nação se Cristo fosse o presidente?

A igreja é o corpo de Cristo, assim como Jesus foi Deus em carne humana. A igreja manifesta Cristo à medida em que ela ministra em meio ao mundo caído (Jo. 1:14; Rm. 13:14a, Ef. 5:1; Fp. 2:5-8). A compaixão, o amor, o serviço sacrificial e a obediência humilde de Cristo devem ser claramente refletidas para o mundo quando olha para a igreja. A Trindade é uma comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto, a natureza e o caráter de Deus são mais claramente manifestados no mundo à medida em que a igreja vive, na prática, a vida do Reino, como uma comunidade encarnada (Ef. 4:11-13).

A Bíblia é a Palavra inspirada, infalível, poderosa e revestida de autoridade de Deus (Jo. 17:17; 2 Tm. 3:16-17). A Bíblia apresenta uma cosmovisão abrangente, revelando a todos os povos a verdade de Deus sobre a natureza da realidade suprema, a fonte do mal, a origem e a natureza do universo físico, o significado e o propósito da vida humana, e o alvo da história. Os discípulos de Cristo devem ser transformados por uma cosmovisão bíblica. Eles devem ter suas mentes renovadas, numa atitude ativa de despir-se de falsas cosmovisões: distorções da verdade que Satanás usa para escravizar indivíduos e nações (Mt. 22:37; Rm. 1:18-23; Rm. 12:2; 2 Co. 10:3-5; Cl. 2:6-8; 1 Pe. 1:13). O discipulado das nações exige que os seguidores de Cristo permitam que a cosmovisão bíblica ilumine todas as áreas de suas vidas, e que seja levada para fora, para todas as esferas da sociedade (Is. 11:9b; Mt. 28:18-20; Jo. 8:31-32).

Declaração de Fé

A ADN adere a uma Declaração de Fé, a qual é baseada no Pacto de Lausanne, para evidenciarmos certas doutrinas essenciais fundamentais à nossa missão.

Sete Princípios Operacionais

A Aliança de Discipuladores de Nações é um empreendimento do Reino de Deus. A mentalidade do mundo promove competição por território e poder organizacional. Como um empreendimento do Reino, no entanto, a Aliança de Discipuladores de Nações não está buscando poder nem glória, mas o avanço do Reino e a glorificação do Rei!

Embora reconheçamos a importância da organização, nossa meta principal não é criar uma nova instituição. Em vez disso, o que nós oferecemos à Igreja e ao mundo é uma “escola de pensamento” ou um conjunto de ideias. Nós decidimos, de maneira consciente, não construir prédios ou administrar escolas, mas sim participar na disseminação de um conjunto de ideais. Para tanto, nós buscamos fazer parcerias com instituições que já possuem uma infraestrutura.

Nós não estamos tentando criar oportunidades para nós mesmos, mas sim participar naquilo que Deus está fazendo no mundo todo, seguindo a liderança dele e não criando nossa própria agenda. Nós desejamos criar relacionamentos com pessoas e organizações que compartilham de nossa visão e de nossa paixão e desejam buscar em Deus a maneira como devemos avançar o Reino juntos. Nós não colocamos nossa esperança em métodos ou fórmulas, mas desejamos estar flexíveis e prontos a nos mover sob a direção do Espírito Santo. À medida em que sentirmos essa direção, capacitados com a força dele nós tomaremos iniciativa para multiplicar oportunidades de compartilhar a visão que Deus nos deu.

Nós buscamos trabalhar em colaboração com organizações que compartilhem do mesmo coração, embora sejam diferentes, crendo que todos seremos mais fortes ao unirmos forças por uma visão e propósito comuns. Quando organizações detentoras de diferentes habilidades e competências trabalham em colaboração, uma sinergia é gerada, e o resultado é maior do que a soma das partes.

Nós buscamos disseminar um conjunto de ideias em igrejas, escolas bíblicas, seminários, organizações de plantação de igrejas e missionários, movimentos de discipulado e organizações de ajuda e desenvolvimento. Através dessas organizações, buscamos influenciar os vários setores da sociedade, como a lei, a educação, a saúde, a economia, as artes, a mídia, etc. Por desejarmos distribuir essas ideias o mais amplamente possível, nós as oferecemos, juntamente com os materiais que as expressam, de maneira muito livre. Quem se juntar a nós deve compartilhar desta convicção: eles são responsáveis por distribuir e disseminar materiais e ideias, mas não devem controlar, possuir ou comercializar materiais ou mensagens da Aliança de Discipuladores de Nações para suas respectivas organizações.

À medida em que formamos relacionamentos profundamente valiosos com pessoas e organizações para avançar a escola de pensamento, nós queremos que nossos relacionamentos sejam baseados no respeito mútuo e no amor de Cristo ao invés de posição, status, estrutura ou controle. Nós desejamos seguir o ensinamento do apóstolo Paulo, que disse: “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos” (Efésios 4:2-6).

Nosso desejo é ajudar os cristãos a conhecerem a suficiência de Deus à medida em que descobrem e administram recursos locais, ao invés de dependerem apenas de recursos externos. Nós descobrimos que, mesmo nos países mais pobres, recursos locais podem ser descobertos e utilizados.