Ideias têm consequências
Como será que as ideias penetram na nossa mente?
Essa é uma pergunta que eu me faço frequentemente.
Pois tudo aquilo que fazemos, aquilo que defendemos e a forma como agimos em nossos dias são reflexo de como nós pensamos! É reflexo daquilo que está enraizado na nossa mente e que certamente chegou até ali de alguma forma.
Em uma breve entrevista, o Pr. Nelson Monteiro, coordenador de desenvolvimento e networking dos países de língua portuguesa da Aliança de Discipuladores de Nações – ADN, respondeu a essa pergunta da seguinte forma: Deus nos criou como seres pensantes, com a habilidade de reter conhecimento e de criar. A partir daí, somos capazes de gerar desenvolvimento para as sociedades em que vivemos, a fim de desenvolver e expandir o Reino de Deus. Contudo, o inimigo das nossas almas busca, a partir da mente criativa que Deus nos deu, implementar ideias que vão contra os princípios de Deus para o mundo e o seu povo, a fim de gerar uma outra realidade e um outro tipo de vida, diferente daquele que o Senhor planejou.
Tendo isso em vista as ideias podem ser transmitidas de duas formas. Elas podem ser transmitidas horizontalmente, através do tempo, de geração em geração, ou de lugar para lugar, como de um país para outro, especialmente em decorrência do mundo globalizado em que vivemos.
Além disso, as ideias também podem ser transmitidas verticalmente através da cultura. As pessoas de influência no mundo das ideias como os pensadores, os filósofos, os teólogos e a academia, são os principais responsáveis por gerar ideias. Os artistas, por outro lado, vão ser responsáveis por captar e disseminar essas ideias através da música, da arte, de filmes e séries, criando e promovendo, então, certos padrões culturais.
Em seguida, essa cultura já estabelecida por influência dos pensadores e artistas, passa a se normalizar na sociedade, pois o que era antes algo apenas do campo das ideias, agora faz parte das leis de um povo, dos costumes sociais, da economia e do modus operandi daquela sociedade.
Dessa forma, irmãos, somos chamados pelo Senhor através do apostolo Paulo, para vivermos nossas vidas de forma intencional e renovando constantemente as nossas mentes, “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem‑se pela renovação da sua mente, para que vocês experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2.
Somos chamados a estar atentos as ideias que nos permeiam, que permeiam as nossas mentes, que moldam o nosso modo de viver, que cercam a nossa cultura e que tem se infiltrado nas nossas igrejas.
O Senhor nos chama a examinar tudo à luz da sua Palavra. Pois ela é essencial para que nossas ideias, escolhas, atitudes e ações reflitam a verdade do Reino e cooperem com o propósito que o Senhor já estabeleceu para nós e para o desenvolvimento e prosperidade do seu povo.
Paz de Cristo,
Isabelle Souza.
Para assistir o vídeo da entrevista completa, acesse o link em anexo: Ideias têm consequências – @adn.portuguese

