Coronavírus e o Mandato da Criação

Compartilhe Este Artigo

Assim como você e o restante do mundo, eu e minha querida esposa temos refletido muito sobre o Coronavírus. Nos perguntamos quando a pandemia vai acabar, se sobreviveremos a ela, e como devemos lidar com tudo isso. Ela fez esta simples pergunta: “Será que isso não se enquadra na esfera do primeiro mandamento que Deus nos deu, o de exercemos domínio sobre toda a terra? Se sim, não é verdade que Deus também nos oferece sua sabedoria e a capacitação para cumprirmos seus mandamentos, se tão somente clamarmos por ele?”

Sim, o Coronavírus é, sem dúvida, produto dos espinhos e ervas daninhas de Gênesis 3. Mas não podemos encontrar em lugar algum Deus rescindindo o mandamento que ele nos deu de exercermos domínio sobre a terra – seu cumprimento apenas se tornou mais difícil. E como com todos os mandamentos de Deus, necessitamos de coragem, sabedoria e graça para o cumprimos da maneira como ele deseja que o façamos.

Acaso Deus nos chama para fazer algo e não nos equipa para esse chamado? Acaso Deus requer e não provê? Acaso ele ordena e não capacita?

Deus preparou Noé para construir a arca e Noé teve domínio sobre uma enchente. Ele preparou Moisés para liderar uma nação e tirá-la da escravidão. Ele equipou José com sabedoria e José teve domínio sobre uma fome de sete anos. Ele preparou Davi para usar uma funda e Davi teve domínio sobre um urso, um leão e um guerreiro gigante. Ele equipou Paulo com a sabedoria do “domínio” para instruir seus companheiros de viagem naquele navio a se alimentarem, porque eles precisariam de sustento para sobreviver ao naufrágio iminente, e àqueles que não sabiam nadar, a se agarrarem a pedaços de madeira ou qualquer objeto flutuante que os levasse à terra. E eles sobreviveram.

Portanto, que neste tempo de grande incerteza e disrupção nos apeguemos a este primeiro mandamento e continuemos a exercê-lo em nossas vidas cotidianas.

O que eu posso fazer com relação ao Coronavírus?

Isso não significa que eu sou imune ao vírus e que não posso morrer por causa dele (eu estou em um dos grupos de risco devido à minha idade, inclusive). Significa simplesmente que, independente do que esteja acontecendo no mundo, nós ainda somos chamados a obedecer o primeiro mandamento.

E o que isso significa na prática? Significa clamar diariamente pela sabedoria e pelo poder de Deus e então caminhar confiantemente dia após dia exercendo domínio sobre a esfera na qual Deus nos inseriu, e ajudando outros a fazerem o mesmo. Significa pedir a Deus com ousadia que ele dê sabedoria e habilidade aos líderes e a todos aqueles que estão na linha de frente contra essa pandemia. Significa ajudar seus amigos e vizinhos nos desafios que eles estão enfrentando. Significa continuar a fazer as tarefas da vida cotidiana – como cozinhar comidas excelentes, cortar a grama, fazer caminhadas, arrumar a cama pela manhã, e fazer aquilo que é bom e agradável.

Lembre-se de que esse mandamento sagrado de termos domínio sobre nosso maravilhoso mundo é um chamado elevado, um privilégio e uma oportunidade de buscarmos a ajuda de Deus. Ele promete nos dar, através do Seu Espírito Santo, a capacitação, a direção, os recursos e a força necessários para cumpri-lo, mesmo agora durante a pandemia do Coronavírus.

Algumas Palavras da Bíblia

As passagens a seguir são excelentes lembretes:

  • Gênesis 1:26, NVI Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

  • Salmo 8:4-6, ARC Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés.

  • Hebreus 13:21, NVI [… que o Deus da paz] os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.

  • Efésios 2:10, ARC Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

  • Filipenses 2:13, ARC Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

  • Romanos 5:5, NVI E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Gostou do nosso conteúdo?

Inscreva-se no blog da ADN e receba notícias diretamente no seu email. Por enquanto, a inscrição é somente em Inglês.

Leia mais